quinta-feira, 15 de outubro de 2020

REPÚBLICA VELHA OU PRIMEIRA REPÚBLICA

 


República Velha é o período da história do nosso país que se estendeu de 1889 a 1930. Os marcos que estipulam o início e o fim desse período são a Proclamação da República e a Revolução de 1930. Esse período é mais conhecido entre os historiadores como Primeira República.

Após a Proclamação da República, Deodoro da Fonseca foi escolhido como presidente provisório. Em 1891, o marechal foi eleito presidente do Brasil para um mandato de quatro anos, mas renunciou ao cargo e foi sucedido pelo seu vice, o marechal Floriano Peixoto, que permaneceu no cargo até o ano de 1894. Esse período de 1889 a 1894, em que o país foi governado por dois presidentes militares, é conhecido como República da Espada.

República da espada: teve seu início quando os militares lideraram o país politicamente entre os anos de 1889 a 1894 O termo “Espada” faz referência à atuação dos militares

 

Como Deodoro tornou-se presidente do Brasil?

Foi a Proclamação da República que resultou na escolha do marechal como presidente brasileiro em 1889.  Foi criado um governo

provisório, e esse governo optou por nomear Deodoro da Fonseca como presidente do Brasil.

          Governo provisório: foi marcado por  uma questão importante dessa fase foi a preocupação governamental em substituir antigos símbolos monárquicos por novos símbolos republicanos. Para impedir que o território nacional se fragmentasse, foi aprovada a Grande Naturalização, isto é, a naturalização de todos os estrangeiros residentes no país naquela época.

 

CONSTITUIÇÃO DE 1891



A Constituição da República dos Estados Unidos do Brasil de 1891, ou Constituição de 1891, foi a primeira constituição republicana do país, promulgada em dois anos de negociações após a queda do imperador D. Pedro II. Inspirada no exemplo norte-americano e moldada pela filosofia francesa do positivismo e estabeleceu as principais características do Estado brasileiro contemporâneo, como:

·         Modelo presidencialista e federativo: autonomia e independência aos Estados

·         O voto direto: (não secreto/aberto):podiam votar apenas homens alfabetizados com mais de 21 anos. Além das mulheres, não podiam votar: menores de 21 anos, mendigos, padres, soldados e analfabetos.

·         Separação entre Estado e religião (laicidade): liberdade de culto.

·         Os três Poderes: executivo, judiciário e legislativo,

Uma vez promulgada a nova Constituição, foi realizada eleição presidencial indireta.

Os eleitos foram Deodoro da Fonseca, , e Floriano Peixoto, . Isso marcou o início do governo constitucional de Deodoro, mas essa fase durou só até novembro, uma vez que os crescentes desentendimentos do presidente com o Legislativo acabaram minando sua posição, fazendo com que ele ficasse sem apoio e acabou renunciando em 23 de novembro de 1889.

Seu vice, Floriano Peixoto, assumiu a presidência

O governo de Floriano Peixoto

Floriano Peixoto foi o segundo presidente brasileiro e governou o país de 1891 a 1894.

Ficou marcado na história como o “marechal de ferro”, por ter lidado com duas revoltas importantes: a Revolta da Armada e a Revolução Federalista.

O governo de Floriano era extremamente impopular entre os políticos liberais e outros grupos, como comerciantes e latifundiários, mas, entre as camadas pobres do país, Floriano Peixoto era um presidente extremamente popular. Isso se deve ao fato de ele ter procurado amenizar os efeitos do Encilhamento (crise econômica que afetou o Brasil na década de 1890) no país e tomado medidas que beneficiaram as camadas mais pobres.

Floriano foi “obrigado” a transmitir a presidência para Prudente de Morais (primeiro civil eleito presidente), candidato escolhido pela oligarquia paulista para assumir o país.




Nenhum comentário:

Postar um comentário