quinta-feira, 22 de outubro de 2020

GOVERNOS TOTALITÁRIOS: FASCISMO ITALIANO

 

FIGURA 01: SIMBOLO DO FASCISMO
 

O fascismo surgiu na Itália em 1919, quando Benito Mussolini criou a Fasci Italiani di Combattimento, grupo que, posteriormente, passou a chamar-se Partido Nacional Fascista. A ascensão do fascismo ao poder na Itália aconteceu em 1922, quando foi organizada a Marcha sobre Roma.

 A MARCHA SOBRE ROMA

Durante esse evento, milhares de fascistas de toda a Itália marcharam em direção à Roma, capital do país, para pressionar o rei Vitor Emanuel III a fim de que ele nomeasse Benito Mussolini como primeiro-ministro italiano.

A nomeação de Mussolini aconteceu e, em 1925, o primeiro-ministro italiano autoproclamou-se ditador da Itália.

O fascismo italiano é considerado o precursor do nazismo na Alemanha e, por conta disso, existem inúmeras semelhanças entre essas duas vertentes totalitárias. Entre as características do fascismo italiano estão: A Negação de valores modernos.  E controle total do Estado sobre a economia, política e cultura.

O fascismo governou a Itália de 1922 e 1945 e, durante o período entre guerras. Quando a Segunda Guerra Mundial iniciou-se, em 1939, italianos e alemães fizeram parte do Eixo, grupo que lutou contra os Aliados.

 

Símbolos do fascismo


O símbolo com um feixe de varas entrelaçadas em um machado foi o símbolo máximo do governo de Mussolini. Isso porque era similar ao instrumento utilizado no período do Império Romano que se associava ao poder e a autoridade. O machado com feixes de varas enroladas era utilizado pelo soldados romanos para punir. Outro significado do machado era a ideia de força e união. Veja outros símbolos do fascismo:


• Camisa negra: cor da roupa do uniforme fascista;

• Saudação: a forma de saudação entre os fascistas era com o braço direito levantado;
Jogadores da Itália fazendo a saudação fascista na copa do mundo de 1938.

 Lema: o discurso fascista propagava o lema de crer, obedecer e combater.


BENITO MUSSOLINI


 Figura 2: líder fascista Benito Mussolini 

A monarquia parlamentar italiana era liderada pelo primeiro-ministro, de matriz liberal, Giolitti. O principal partido que fazia oposição a Giolitti era o Partido Socialista Italiano (PSI), do qual Benito Mussolini foi membro até o momento em que apoiou a entrada da Itália na Primeira Guerra. Tal gesto contrariava as decisões do PSI, e Mussolini foi expulso da organização.

Em 1919, Benito Mussolini passou a articular uma nova organização de caráter paramilitar junto a ex-combatentes da Primeira Guerra Mundial. Tal organização recebeu, inicialmente, o nome de Fascio de combatimento, que remetia ao feixe de lictor (fascio de littorio), símbolo do poder do antigo Império Romano.

As roupas dos integrantes do Fascio era constituída de camisas negras sobrepostas por um uniforme militar. Em 1920, Mussolini transformou essa organização em partido político, criando assim o Partido Nacional Fascista, que disputou as eleições no ano seguinte, ocupando 20 cargos para deputados.

Nas eleições de 1924, os fascistas demonstraram toda a sua face totalitária. Mussolini havia criado uma milícia voluntária fascista para a segurança nacional, que pressionava as pessoas a votarem nos candidatos do Partido Fascista.

A partir de 1925, o regime fascista conseguiu promover a recuperação econômica da Itália. Criava também o sindicalismo corporativo para controle das organizações de trabalhadores e oligopólios empresariais que se articulavam com o controle estatal da economia. A Carta Del Lavoro (Carta do Trabalho) constituiu um dos instrumentos de controle do trabalhador italiano instituídos pelos fascistas. O principal órgão do regime de Mussolini era o Conselho Nacional Fascista, que deliberava sobre todos os assuntos de interesse político e econômico e exercia poder de determinar ocupação de cargos nas várias esferas do estado.

Mussolini assumiu o título de Duce, o que evidencia o traço de culto da personalidade. O regime fascista conduziu a Itália à Segunda Guerra Mundial, ao lado da Alemanha nazista.


 

Sugestões complementares:


https://www.youtube.com/watch?v=0DrIcTi3Lxo&feature=emb_logo



 


Nenhum comentário:

Postar um comentário