quinta-feira, 12 de novembro de 2020

Segunda Guerra Mundial (1939 - 1945)

 1. Antecedentes

Um conflito desta magnitude não começa sem importantes causas ou motivos. Podemos dizer que vários fatores influenciaram o início deste conflito que se iniciou na Europa e, rapidamente, espalhou-se pela África e Ásia. Um dos mais importantes motivos foi:

  •  O surgimento, na década de 1930, na Europa, de governos totalitários
  •    Desrespeito ao Tratado de Versalhes
  •    Expansionismo das ditaduras (italiana, alemã e japonesa)
  •    Fragilidade da liga das nações
  •    Nacionalismo (Revanchismo alemão)

O marco inicial ocorreu no ano de 1939, quando o exército alemão invadiu a Polônia. De imediato, a França e a Inglaterra declararam guerra à Alemanha.

 2. Formaram-se dois grupos:

  •  ALIADOS: liderados por Inglaterra, URSS, França e EUA
  • EIXO: Alemanha, Itália e Japão 

3. FASES DA GUERRA

1ª fase (1939-1941): Caracterizou-se por uma rápida ampliação, assinalada por importantes conquistas das forças do Eixo.

Os alemães, por meio da blitzkrieg (guerra-relâmpago), que consistia numa série de ataques rápidos e simultâneos. Desta forma  conseguiram conquistar uma série de nações europeias. Os japoneses, por sua vez, iniciaram sua expansão pelo sudeste asiático, conquistando as colônias de britânicos, franceses e holandeses. Além disso, os japoneses realizaram um ataque que causou grande prejuízo aos norte-americanos, em Pearl Harbor.

2ª fase (1942-1943): Caracterizou-se pela contra-ofensiva bem sucedida dos aliados

Hitler não cumpriu o trato firmado com Stálin e desferiu uma violenta ofensiva contra a União Soviética. Surpreendidos, os soviéticos adotaram a antiga tática "terra arrasada", que consistia em ceder espaço, destruindo antes tudo aquilo que podia ser útil ao adversário. Os alemães foram barrados pelos soviéticos na  Batalha de Stalingrado, e o poder de guerra dos alemães iniciou seu entrou em declínio. O mesmo aconteceu com os japoneses, que, após a derrota na Batalha de Midway, perderam parte do seu poder de guerra e foram derrotados pelos norte-americanos.

3ª fase (1944-1945): momento em que os membros do Eixo são derrotados. As forças dos Aliados na Europa cercaram os alemães e conduziram a invasão do território germânico na virada de 1944 para 1945. Os japoneses passaram a sofrer cada vez mais com os bombardeios dos EUA. 

4. Entrada dos EUA

O Japão havia se tornado um aliado da Alemanha em 1937 e estava expandindo seus territórios. Para evitar essa ascensão, os Estados Unidos passaram a embargar o envio de produtos para aquele país. Porém, a situação tornou-se insustentável quando o Japão atacou a base naval de Pearl Harbor que era uma colônia dos EUA situada no Havaí. 

5. O que foi o Dia D?

O Dia D é também chamado de Operação Overlord e promoveu o desembarque de soldados Aliados nas praias da Normandia, no Norte da França. O objetivo dessa operação era libertar a França do domínio nazista e pressionar a Alemanha com outro front de batalha. A operação aconteceu no dia 6 de junho de 1944, e foi realizada em conjunto do Reino Unido e Estados Unidos. A quantidade de pessoal mobilizado no Dia D  foi de cerca de 150 mil homens, transportados em 5.300 embarcações, além de 1.200 tanques e cerca de 12 mil aeronaves como apoio. O desembarque dos soldados Aliados na Normandia começou na noite do dia 5 de junho de 1944. Ao final do Dia D, os Aliados haviam conquistado as praias da Normandia. A vitória Aliada foi crucial para a continuidade da guerra e contribuiu para antecipar a derrota do Nazismo ao exercer mais pressão sobre as defesas alemãs.

 6. Final e Conseqüências

O mundo que emergiu do terrível conflito era bastante diferente daquele que existia em 1939. As potências do Eixo estavam esmagadas, mas também a Grã-Bretanha e a França saíram debilitadas da guerra. Para definir a nova relação de forças internacionais, cunharam-se duas expressões: superpotências e bipolarização – mostrando que o planeta se encontrava dividido em duas zonas de influência econômica, política e ideológica, controladas respectivamente pelos EUA e URSS. Finalmente, os avanços tecnológicos provocados pela guerra resultaram em numerosas aplicações pacíficas, que vão desde a penicilina até o radar ou a propulsão a jato para os aviões. 

Este conflito terminou somente no ano de 1945 com a rendição da Alemanha e Itália.


6.1. Rendição japonesa 

Em 6 de agosto de 1945, os Estados Unidos lançaram a primeira bomba da história contra um alvo, a cidade de Hiroshima.

 


O Japão, último país a assinar o tratado de rendição, ainda sofreu um forte ataque dos Estados Unidos, que jogou bombas atômicas sobre as cidades de Hiroshima e Nagazaki. Uma ação que provocou a morte de milhares de cidadãos japoneses, deixando um rastro de destruição nestas cidades.


Little Boy e Fatman: Esses são os nomes dados as duas bombas que destruíram, respectivamente, Hiroshima e Nagasaki no ano de 1945.


6.2.Tribunal de Nuremberg


Foi a formação inédita de um tribunal militar internacional para julgar o alto escalão nazista por crimes de guerra e contra a humanidade durante a 2a Guerra Mundial. Os procedimentos duraram 315 dias (de novembro de 1945 a outubro de 1946) e aconteceram no Palácio da Justiça de Nuremberg, na Alemanha. A cidade, que simbolizava um dos bastiões nazistas, foi escolhida pelos aliados para desmistificar a aura do regime de Adolf Hitler. 


7. Campo de concentração

É um centro de confinamento militar, instalado em área de terreno livre e cercada por telas de arame farpado ou algum outro tipo de barreira, cujo perímetro é permanentemente vigiado.

Os campos de concentração são utilizados para a detenção de civis ou militares, geralmente em tempos de guerra. O uso de campos de concentração foi amplamente disseminado na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, e na Rússia, durante a era stalinista. A prática de matanças sistemáticas de prisioneiros em alguns desses campos, fez com que, em linguagem corrente, os campos de concentração fossem assimilados aos campos de extermínio.

Os campos de concentração foram responsáveis pela morte de milhões de pessoas

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial

O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial em 30 de junho de 1944, ao lado dos países aliados, isto é, Estados Unidos, Inglaterra, União Soviética e as resistências civis-militares de países como a França. O inimigo, evidentemente, eram as chamadas “Potências do Eixo Roma-Berlim-Tóquio”. Mas por que o Brasil entrou na guerra? E como ocorreu a sua atuação? 


Sabemos que o período da Era Vargas conhecido como Estado Novo, que se estendeu de 1937 a 1945, foi explicitamente ditatorial. Getúlio instaurou um aparato político policial muito semelhante ao da Itália fascista e ao da Alemanha nazista.

No entanto, em 1941, que os Estados Unidos entraram oficialmente na guerra. Os EUA buscaram traçar uma zona de influência militar sobre o continente americano a fim de evitar uma eventual ocupação nazifascista. O Brasil possuía regiões estratégicas que não poderiam ficar vulneráveis. Era o caso do litoral do estado do Rio Grande do Norte, onde está o Forte dos Reis Magos. Os americanos sabiam que precisavam de Vargas como aliado e começaram a pressioná-lo nesse sentido. 


Brasileiros capturam italianos fascistas em Outubro de 1944.


Os nazistas, sabendo da aproximação do Brasil com os EUA, começaram a promover retaliações contra o país, atacando navios – inicialmente navios distantes do litoral brasileiro; depois, navios mercantes muito próximos da costa nordestina. Entre 5 e 17 de Agosto de 1942, seis navios brasileiros foram afundados por submarinos alemães, o que resultou na morte de mais de 600 pessoas. O fato comoveu a nação, que passou a pressionar Vargas a declarar guerra à Alemanha. Ainda no mês de Agosto, o Brasil declarou oficialmente guerra contra as potências do Eixo. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário