quarta-feira, 23 de março de 2011

A Diáspora africana

A palavra "diáspora" deriva do grego "sporo" que significa a "semente" e "speira" que significa "semear". Este termo, que foi durante muito tempo usado para nomear a dispersão dos judeus na Antiguidade, designa atualmente o conjunto dos membros de uma comunidade, dispersos por vários países.A Diáspora africana é uma das maiores dos tempos pré-modernos. Ela designa a população que resulta da deportação dos africanos da época do tráfico escravagista do século XVI ao século XIX e dos seus descendentes pelo mundo.
Porém, as numerosas dificuldades socioeconômicas que os países africanos enfrentam e que provocam a fuga de sábios e intelectuais, a partida dos esportistas, a imigração clandestina e o exílio das pessoas qualificadas, são outros fatores importantes que contribuem para o alargamento desta diáspora.
Os africanos que foram deportados ou que migraram para diferentes partes do mundo constituem aquilo que denominamos as "Diásporas africanas". De acordo com as estimativas da União Africana, em 2007, estas diásporas reagrupam aproximadamente 112,6 milhões de pessoas na América do Sul (principalmente no Brasil, na Colômbia e na Venezuela), 39,2 milhões de pessoas na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), 13,5 milhões de pessoas no Caribe e uns 3,5 milhões de pessoas na Europa (essencialmente na França). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário