Flávio de Barros - 1897
Fotógrafo que documentou os últimos momentos da guerra, tendo chegado em Canudos a 26 de setembro de 1897, acompanhando a Divisão de Artilharia Canet. Das fotografias originais de Flávio de Barros, são conhecidas três coleções que pertencem ao Museu da República, no Rio de Janeiro (72 fotos), ao Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (68 fotos) e a Casa de Cultura Euclides da Cunha de São José do Rio Pardo (24 fotos).
Na foto acima mulheres, crianças e velhos, aprisionados no final da guerra. |
Um capítulo obscuro e totalmente deturpado da história do Brasil. Um exército, bem equipado para a época, que não conseguiu vencer pelo conhecimento tático e utilizou a maioridade numérica e bélica para acabar com uma luta cujo estopim foi uma mentira difundida por um comerciante "caloteiro" e por integrantes invejosos da igreja, e facilmente "engolida" pelo governo.
ResponderExcluirObrigada pela visita e pelo comentário.
ResponderExcluirbom joão 8b
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirbom
ResponderExcluirachei legal porque, a história relata fatos do acontecimentos da guerra em canudos, isso ficou marcado no brasil...
ResponderExcluirrelata acontecimentos de um episodio meio que oculto da historia do brasil,que deveria ser mais conhecido pela sociedade,em foram envolvidas guerra e a morte de um missionario muito respeitado pelo povo.
ResponderExcluirEU SOU A CHRISTIANE VASCONCELOS DE LIMA ESTUDO NA ESCOLA PEDRO TEXEIRA SERIE 8B HISTORIA SOBRE CANUDOS
ResponderExcluirCANUDOS FOI UMA PESSOA QUE FEZ PARTE PARA A HISTORIA DO BRASIL POR SER UM LIDER RELIGIOSO ERA QUERIDO PELOS OS NECESSITADOS E ISSO ENCOMODAVA OS CORONEIS DA EPOCA E PERCEBI NAS IMAGENS MUITA MISERIA E CRUEUDADE COM AS PESSOAS.
Na foto acima mulheres, crianças e velhos, aprisionados no final da guerra. A hitoria deste fato faz nos lumbra do nosso antepassao. Nayltho 8ºE
ResponderExcluirachei muito interresante a historia de canudos
ResponderExcluir