ABAETETUBA

O atual município de Abaetetuba, A palavra Abaetetuba, de origem Tupi, segundo a tradição
popular, se decompõe da seguinte maneira: aba (homem), ete (forte, verdadeiro), tuba (lugar de abundância). O significado, portanto, é: lugar de homens e mulheres fortes e valentes. 

Tem aproximadamente, 72 ilhas, cujos principais transportes são as rabetas, canoas e barcos. Situada na zona Guajarina, à margem direita da foz do rio Tocantins. 
Cais de Abaetetuba
Tradicionalmente, sabe-se a sua fundação deve-se a Francisco de Azevedo Monteiro, que em 1745, aportou acompanhado de sua família, abrigando-se no forte Abaeté. Abaetetuba recebeu título de Cidade em 1895.

VISTA DOS RIOS A MARGEM DE ABAETETUBA
 A origem do município de Abaetetuba também está relacionada com a história de Abaetetuba e Beja, que, a princípio, constituíam Vilas distintas e, posteriormente, foram incorporadas e passaram a pertencer ao mesmo município. Os frades capuchos de Santo Antônio, após fundarem o Convento do Una, em Belém, em 1617, passaram a percorrer as terras onde habitavam os índios remanescentes da tribo Mortiguar.Nesse território construíram uma aldeia com caráter de missão religiosa.
Abaetetuba é uma cidade  com uma cultura que torna seus habitantes apaixonados pela terra. O município reúne, de fato, algumas coisas dignas de serem visitadas e admiradas. Seu povo é alegre, bastante hospitaleiro.
Abaetetuba atualmente conta com aproximadamente 140.000 habitantes. Nos últimos 10 anos, passou por inúmeras transformações decorrentes da implantação de projetos, como a Alça Viária.
Segundo Jorge Machado (2008), esse projeto até o momento não proporcionou melhoria de vida às pessoas da região, ao contrário, aumentou o desemprego, visto que muitas pessoas se dirigiram para a região, atraídas pela possibilidade de melhorar de vida. Mas, acabaram por engrossar o contingente de pessoas sem alternativa, na pobreza, na miséria e exclusão social da região.
O progresso que muitos esperavam resumiu-se ao acesso à compra de mercadorias, eletrodomésticos e bens de consumo.
A economia, Segundo Bezerra (2009), está baseada, principalmente, nas atividades da pesca, do extrativismo, sobretudo do açaí, e na agricultura. São desembarcadas, diariamente, cerca de 10 toneladas de pescado; uma parte fica no município e a outra é distribuída para cidades vizinhas e Belém. 

Açaí antes de ser exportado
O açaí é outra produção importante. O mesmo local em que funciona a feira, pela manhã, no período da tarde, transforma-se num estacionamento de caminhões, que encostam diariamente para fazer o carregamento do açaí. A maior parte dessa produção não permanece no município; é enviada  para Belém e para outras cidades vizinhas. 
FEIRA DE ABAETETUBA
Vários rios estão inseridos na hidrografia do município. São eles o Tocantins, o Maratauíra, o Arapapu, o Acaraqui, o Piquiarana, o Tucumanduba, o Caripetuba, o Xingu, dentre outros.

ABAETETUBA DE FRENTE PARA O RIO MARATAUÍRA
Fontes:
MACHADO, J. O município de Abaetetuba. Abaetetuba, Edições Alquimia,2008.
http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/para/abaetetuba.pdf
http://www.unisinos.br/publicacoes_cientificas/images/stories/Publicacoes/ciencias_sociais_v45n2/art07_bezerra.pdf

26 comentários:

  1. AMEI A CIDADE DE ABAETETUBA

    ResponderExcluir
  2. É UMA TERRA MUITO ABENÇOADA POR DEUS

    ResponderExcluir
  3. Queria daber onde termina o rio Maratauíra?

    ResponderExcluir
  4. so oque ñ presta em abaetetuba ea cordanação politica

    ResponderExcluir
  5. Adorei, estou fazendo minha monografia e utilizarei seu blog como referência, encontramos pouca coisa do nosso município que pena que existem tão pouca obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Clyssy, obrigada pela sua visita e pelo seu comentario.Concordo quanto a referencias...as pessoas se interessam pouco pela história do municipio, e tem muita coisa a ser estudada. abraço

      Excluir
  6. gostei vou tirar dez na minha pesquisa de abaetetuba

    ResponderExcluir
  7. Abaetetuba é uma cidade linda que encanta a todos que por aqui passam, tanto é que é um dos locais mais procurados em épocas de festividades... AmoOoO minha cidade e não troco!

    ResponderExcluir
  8. amooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Abaetetuba

    ResponderExcluir
  9. amoooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo Abaetetuba

    ResponderExcluir
  10. Sou apaixonado por abaete. Eh onde esta meu coracao. Pedro barbosa

    ResponderExcluir
  11. Abaetetuba é uma cidade encantadora por seu povo hospitaleiro e bonito, também por sua riqueza de cultura e histórias.
    Amo aquela cidade.

    Abraços;

    Jaime Matias

    ResponderExcluir
  12. Parabéns minha dissertação de mestrado está relacionada com a riqueza dessa terra.
    se tiver mais informações sobre a feira livre ficarei agradecido...obrigado

    ResponderExcluir
  13. Parabéns, excelente material e principalmente por ser desta terra cheia de riquezas, minha dissertação de mestrado está relacionada com a feira livre de abaeté....se tiver mais in fomaçoes para com partilhar.....sbitt@bol.com.br obrigado

    ResponderExcluir
  14. Gostei muito do Blog, estou fazendo minha monografia sobre a implantação de um grande projeto de mobilidade no nosso Município e quase não temos referências sobre a nossa história. vou visitar aqui sempre... Por favor, atualize sempre... rsrs Abraço.

    ResponderExcluir
  15. Minha cidade natal quantas saudades estou longe dela más Graça a mao de Deus quero embreve mora aí sao tantas saudades

    ResponderExcluir
  16. Ola, estou fazendo uma pesquisa sobre o ano de fundação da feira livre de abaetetuba, mas até agora não encontrei os dados referentes, se vc possuir esta informação ou mais materiais que possa compartilhar comigo, ficarei muito grato.
    email: bsbitt@hotmail.com

    ResponderExcluir
  17. Muito bom saber que Abaetetuba é formada por mais de 72 comunidades ribeirinhas e algumas ribeirinhas e quilombola é essa diversidade que torna Abaetetuba como um grande município do baixo Tocantins...

    ResponderExcluir
  18. Que bom Abaetetuba é um encanto de cidade...

    ResponderExcluir