quarta-feira, 15 de junho de 2011

Belém através de imagens




Essas fotos foram retiradas dos relatórios anuais do governo de Antônio Lemos, que foi o urbanizador da Cidade de Belém. é de impressionar a qualidade dos Livros feitos pela Intendência de Belém, com várias gravuras, mapas, plantas de imóveis, fotos em papel de alta qualidade. Todos originários de 1901 a 1910 Aproximadamente.
Outras do album que comemorou os 380 anos de Belém em 1996.

A escritora Norte-Americana Barbara Weinstein fala a respeito dessa época em seu Livro

"No auge da expansão, Belém era uma das mais notáveis e importantes cidades latino-americanas. Depois do Rio e Santos, era o porto mais movimentado do Brasil, com uma população que ultrapassava 250 mil hab em 1910. Possuía um sistema moderno de bondes elétricos, amplo serviço telefônico, água encanada, gás encanado, e iluminação pública elétrica. As principais avenidas eram bulevares, uniformente pavimentados, margeados de mangueiras, cujas frondes densas e graciosas protegiam os transeuntes do tórrido sol tropical. Diversas praças e parques públicos, grandes e vistosamente ajardinadas, exibiam fontes, coretos e estátuas imponentes, e a praça da república, apresentava pomposos edifícios, assim como ostentava o Teatro da Paz. Por toda acidade espalhavam-se e palacetes de formas, tamanhos e gostos variados"

 Avenida Nazaré, Bairro nobre de Belém até Hoje, nessa época só residiam no Local famílias de Altissimo Poder Aquisitivo.
 Foto tirada no dia da Inauguração dos novos bonds elétricos. O local é em Frente ao amaldiçoado Palacete Bibí Costa em Nazaré. O bond era um modelo de Alto Luxo, para autoridades, foram vendidos apenas dois para o Brasil devido ao Alto valor e Pouca Utilidade, os Dois para Belém.
 Bairro de Nazaré e Batista Campos, São Brás, Umarizal, Campina e o Novo Bairro do Marco de Légua eram áreas Super Valorizadas, Segundo o Cônsul dos EUA em Belém em 1900 relatou ao Governo Norte Americano que com os Recursos disponíveis não estava conseguindo um imovel razoavel na capital do Pará, devido a enorme especulação imobiliária, os imóveis estavam mais caros que os de Boston.
 Bairro de Nazaré, na Altura do Largo da Saudade, ou mais conhecido com Largo do Redondo!



Estação de Bonds Elétricos em frente ao Parque Affonso Pena, 1910 aprox. Segundo o Pesquisador Allen Morrison, maior autoridade em transporte ferroviário no mundo, a expressão brasileira Bond surgiu em Belém por volta de 1868 quando o Industrial norte-americano James B. Bond implantou o sistema de Tramway em Belém, um dos primeiros da America do Sul.


http://www.skyscrapercity.com/

4 comentários:

  1. Saudosa Belém, pós-cabanagem e respirando ares franceses...

    ResponderExcluir
  2. Eu queria entender porque chamam o Palacete Bibi Costa, de amaldiçoado. (mneemias@gmail.com)

    ResponderExcluir
  3. Segundo memória popular seu proprietário José Júlio de Andrade era um homem muito cruel, que torturava e mantinha escravos encarcerados,surgindo a fama de mal-assombrado.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir