segunda-feira, 21 de março de 2011

QUEM SÃO OS NEGROS? QUEM SÃO OS PARDOS NO BRASIL



 Ao referir-se a cor,  negros tendem a se declarar como pardos. Mas afinal quem são os pardos?E quem são os negros? E o que faz com que inúmeras pessoas prefiram se identificar enquanto pardos do que negros?
Segundo Renísia Garcia (2007), em relação aos brancos não há duvidas, afinal são eles os os descendentes de europeus. Os brancos que  ocupavam(ocupam) os melhores postos na sociedade escravocrata imperial. Quanto aos brancos pobres, no período pós-abolição se negavam a fazer “serviço de negro”, dos ex-escravizados.
Portanto, o termo pardo, para Garcia (2007) era usado para designar quem era nascido livre e o termo negro era associado ao escravo.Trazendo consigo todo estigma do que o escravismo simbolizou para o negro. 
Portanto, na tentativa de fugir da marca do cativeiro, negros passaram cada vez mais se verem como pardos. Afirma-nos Garcia,

Quatrocentos anos depois da chegada dos primeiros africanos em solo brasileiro, constata-se que os negros conseguiram ascender socialmente, todavia se juntaram aos pardos numa condição desigual que perdura até a atualidade. A auto-identificação como pardo, e não mais como negro ou preto, foi a forma encontrada pelos libertos para afirmarem a experiência de liberdade que se abria aos homens livres despossuídos. (GARCIA, 2007, p. 31)

É possível que na atualidade, apesar de 123 anos pós-abolição,  ao se identificar como pardos, negros podem  está tentando  negar o passado, isto é, a descendência de escravos, o estigma, o preconceito construído ao longo da história brasileira, e que o termo “preto” ou “negro” possa evidenciar.


GARCIA, Renísia Cristina. Identidade fragmentada: Um Estudo Sobre a História do Negro na Educação Brasileira: 1993-2005 / Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2007.

2 comentários: