quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

CULTO AFRO-BRASILEIRO: CANDOMBLÉ

Wilson Tibério.Cena de candomblé, XX
O Candomblé foi introduzido no Brasil pelos negros iorubas, na Bahia. Basicamente, é uma religião que cultua os orixás, deuses associados às forças da natureza, e sua liturgia é realizada no interior dos terreiros.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

OS CULTOS AFRO-BRASILEIROS

Wilson Tibério.Cena de candomblé, XX
Os cultos afro-brasileiros são sistemas de crenças herdados dos africanos, que foram trazidos como escravos para o Brasil a partir do século XVI. A maior parte desses negros era proveniente da costa Oeste da África, onde predominavam dois grandes grupos: os Sudaneses e os Bantos.

CARACTERÍSTICAS DO CASTELO

Castelo Sabugal- Portugal
Os castelos serviram principalmente como acomodação para as milícias da época, tornando-se depois residência para os nobres, em suma, projetados para defesa. As construções dos castelos medievais incorporaram projetos das primeiras fortificações e melhoraram com o passar do tempo.

Idade Média


A expressão Idade Média foi utilizada inicialmente para dizer que, entre o Império Romano e a Idade Moderna, houve um período intermediário. Idade Média é o nome dado à longa etapa da história da da Europa, entre os séculos IV e XV, quando em 1453 ocorreu a queda de Constantinopla, com a invasão dos turcos otomanos.

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Como era a vida em um castelo medieval?

fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Castelo_de_Monforte_01.JPG
Apesar de toda a imponência dessas construções, o cotidiano não era muito agradável, não. "Além de não contar com conveniências como água corrente ou aquecimento central, o dia-a-dia dos moradores era barulhento e desconfortável", diz a historiadora britânica Lise Hull, autora do livro Scotland and the Castles of Glamorgan ("A Escócia e os Castelos de Glamorgan"). Os primeiros castelos surgiram na Europa Ocidental ainda no século 9, construídos com terra, madeira e camadas de pedras para reforçar a estrutura contra ataques. O modelo mais conhecido, o das fortificações protegidas por muralhas e cercadas por fossos alagados, apareceu na França, no século 10. A arquitetura dos castelos era única: não havia dois iguais, mas a maioria deles partilhava características comuns, como a existência de um salão, de aposentos exclusivos para o senhor do castelo, de uma capela e de uma torre para os guardas.