sexta-feira, 27 de agosto de 2010

A especialização do trabalho escravo em oficinas mecânicas


Entre as crianças escravas alguns eram selecionadas para desempenharem determinadas tarefas de acordo com habilidades apresentada. Desta forma escravos ainda menino (9 a 12 anos) poderiam ser encaminhadas para aprenderem algum oficio em oficinas mecânicas, eram os aprendizes. 

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

EDUCAÇÃO INFORMAL DO TRABALHADOR ESCRAVO NO BRASIL COLONIAL

Na história da educação do trabalho escravo, tão difícil quanto viver em uma sociedade escravocrata era adquirir algum tipo de instrução formal já que legalmente a constituição de 1824 art. 6º, não permitia a presença dos escravos, visto que esta era reservada aos cidadãos brasileiros, coibindo o ingresso destes que eram em sua maioria africanos de nascimento e de acordo com a lei apenas negros libertos provenientes de famílias de algum tipo de recursos ou “protegidos por ex-senhores poderiam freqüentá-la”.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Poema do historiador

Aquele que vive de flertar o tempo
Guarda os anos nos bolsos
Sofre o arder dos séculos nos olhos
Mastiga as estruturas de vidas inteiras
E engole a seco.

Digerir o pretérito demora
O tempo é um prato pesado
Jogar com a vida num tabuleiro de idéias
É o grande privilégio
De brincar com os anos
Envelhecendo junto com o passado.
Viver muitas centúrias em dias
E sair vivo
Pra contar a história.

Jaisson
http://anoiteeeu.blogspot.com

Parabéns pelo nosso dia Historiadores

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL II

DADOS OBTIDOS

1ª. PARTE: EM CASA OU NÃO RUA
1.1. Você já sofreu algum tipo de violência?
116 - responderam SIM
219 - responderam NÃO

VIOLÊNCIA E EXCLUSÃO SOCIAL



 O projeto “Violência e exclusão social”, do qual faziam parte os professores de História e Sociologia, realizado na escola estadual Pedro Teixeira, foi encerrado com palestra e explanação da Pesquisa sobre a violência realizada na escola no ano de 2010.

Coordenei a pesquisa realizada com ajuda dos alunos da 2ª. Etapa do Ensino médio: Abner, Nelma, Rafael e Suzana.
Os alunos entrevistados foram  314, dos três turnos da escola. Entre as turmas da manha 6ª (A, B, C) e 8ª. B, no turno da tarde 7ª. (C e D) e todo Ensino médio da noite.
OS ALUNOS RESPONDERAM AS SEGUINTES PERGUNTAS?
1ª. PARTE: EM CASA OU NA RUA
Você  já sofreu algum tipo de violência em casa ou na rua? Que tipo? Quem agrediu? Onde? Relate brevemente o que aconteceu?
2ª. PARTE: NA ESCOLA
Você já sofreu algum tipo de violência na escola? Que tipo? Quem agrediu?Onde? Em que horário?
Você já agrediu alguém?Foi punido?
3ª. PARTE: SUGESTÃO PARA REDUZIR A VIOLÊNCIA NA ESCOLA.

"BUG" no computador e agora?

Recentemente, meu computador foi vítima das quedas bruscas de energias comuns em Abaetetuba. 
Bem, perdi todas as minhas pastas e arquivos em que tinha trabalhado desde o início do ano, inclusive a minha pasta de arquivos deste  blog. Salvo umas duas pastas que também estavam no Pendrive. O Computador graças a Deus foi concertado. Bem, mas os arquivos foram para o "beleléu". Alguns são inrrecuperáveis, como fotos de eventos etc.