sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Nosso tempo precioso

Quantas vezes você reclamou da falta de tempo? Perdi a conta de quanto já falei e ouvi. Pensando nisso resolvi deixar algumas dicas que aprendi, e que  tento colocar em prática. Com tantas coisas ao mesmo tempo para fazer, temos que ser capazes e eficientes na hora de administrar as tarefas para que possamos  apresentar resultados positivos tanto em nosso trabalho como na vida pessoal e afetiva. 
Dicas para economizar tempo
  •  Planejamento: o tempo dedicado ao planejamento poupa um tempo bem maior na execução, e melhora os resultados.
  • Organização: a organização facilita a execução, aumenta a produtividade e evita o estresse.
  • Telefone: use-o com parcimônia, e para evitar deslocamentos desnecessários.
  • Comunicação: a linguagem simples, concisa e isenta de ambigüidades assegura a compreensão e poupa tempo com a eliminação de mal-entendidos.
  • Concentração: concentrar tempo e atenção às tarefas aumenta a produtividade e proporciona motivação pela percepção da coisa realizada.
Economizadores de tempo
  •  Utilização de agenda
  •  Fazer relação de afazeres
  •  Definição de metas
  •  Definição e acompanhamento de prioridades.
  •  Organização das tarefas
  •  Organizar as informações usadas com freqüências para tê-las à mão

desperdiçadores de tempo
  • Falta de planejamento
  • Indisciplina
  • Indefinição de objetivos
  • Indefinições de prioridades
  • Má utilização dos recursos (telefone, fax, xerox, computador)

BIBLIOGRAFIA

Alexander, Roy. Guia para a administração do tempo / Roy Alexander. Rio de Janeiro: Campus, 1995

Palloff, Rena M.O aluno virtual: um guia para trabalhar com estudantes on-line / Rena M. Palloff e Keith Pratt; trad. Vinícius Figueira. – Porto Alegre: Artmed, 2004

Emmett, Rita. Não deixe para depois o que você pode fazer agora / Rita Emmett; tradução de Vera Maria Whately. – Rio de Janeiro: Sextante, 2003.

www.Sebrae.com.br

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