sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Fragmentos sobre a Cabanagem

O Monumento à Cabanagem, criado em 1985, em comemoração aos 150 anos do movimento, foi projetado por Oscar Niemeyer, pelo então governador Jader Barbalho.

Segundo Maia, “ neste momento firmava-se a data de 07 de janeiro de 1835, (...). passava-se , a partir de então, ao enaltecimento da Cabanagem e de sua data-começo como movimento político e social realizado pelo povo paraense em defesa da liberdade, ainda que massacrado e derrotados.”.(BEZERRA NETO, José Maia. A Cabanagem: A Revolução no Pará. Pp. 80 . in:ALVES FILHO, Armando et al. Pontos de história da Amazônia. Paka-Tatu, 2001





O memorial é todo em concreto, com uma inclinação acentuada. Aponta para um ponto sem fim, representando a História. Ao meio, falta um pedaço, que está no chão, representando a ruptura do processo revolucionário da cabanagem. Mas, como a cabanagem continua viva na memória do povo paraense, o bloco continua para o infinito. 
O memorial Tem 15 metros de altura e 20 de comprimento. O museu-cripta foi inaugurado em 1986, para abrigar os restos mortais de Batista Campos, Eduardo Angelim, Francisco e Antônio Vinagre e de Clemente Malcher. Um vitral foi criado pela artista plástica italiana Marianne Perretti, mas nos últimos anos o museu está desativado. 




Atualmente o monumento da Cabanagem serve de abrigo aos mendigos e sem tetos que a cada dia, assim com o Memorial são esquecidos. 















 










Um comentário:

  1. O PEDAÇO, que está no chão, não é apenas "representando a ruptura do processo revolucionário da cabanagem", o monumento é representando uma Mão estilizada e o fragmento-pedaço representa o DEDO POLEGAR dessa mão, numa alusão a uma espécie de Lei que mandava cortar o dedo polegar de civis que fossem pegos portando arma de fogo, depois da reconquista de Belém.

    ResponderExcluir