sábado, 19 de dezembro de 2009

PRÁTICA DOCENTE: A DIDÁTICA E O TRABALHO DE PROFESSORES.

O trabalho docente é parte integrante do processo educativo global pelos quais os membros da sociedade são preparados para a participação na vida social. A educação é um fenômeno social e universal, sendo atividade humana necessária à existência e funcionamento de todas as sociedades. Neste sentido o cabe ao professor criar condições e os meios para que os alunos desenvolvam capacidades e habilidades intelectuais de modo que dominem métodos de estudo e de trabalho intelectual visando a sua autonomia no processo de aprendizagem e independência de pensamento.
A proposta atual de educação esta fazendo com que profissionais de diversas áreas da educação reflitam sobre a sua formação e qualificação para atender as necessidades da própria pratica educativa e sua clientela. Portanto, o professor da nossa sociedade tenta repensar e redescobrir sua identidade e função social.
A pratica educativa constitui um elemento fundamental na reflexão do professor deve partir, pois, do processo de conscientização dos determinantes pessoais, sociais e culturais da educação e dos valores conceituados e hierarquizados pela filosofia da educação que sustenta seu ideal pedagógico.
Mas apesar de muitos estudiosos (Freinet, P. Freire, Montessori e outros) destacaram a importância da prática do professor em sala de aula, a maioria das vezes, na pratica encontramos uma metodologia pouco instigante e fora da realidade. O momento é agora criarmos maneiras diversas que visem facilitar o processo de ensino e aprendizagem.


Bibliografia:
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO FUNDAMENTAL. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
TAHAN, M. O homem que calculava. Rio de Janeiro: Record, 1968.


AZEVEDO, Edith D. M. Apresentação do trabalho Montessoriano. In: Ver. de Educação & Matemática no. 3, 1979 (pp. 26 - 27)


CARRAHER, T. N. Na vida dez, na escola zero. São Paulo: Cortez, 1988.


PONCE, Aníbal. Educação e luta de classes. São Paulo: Cortez, 1985.


SAVIANI, D. Escola e democracia. São Paulo: Cortez 1985.



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