sábado, 19 de dezembro de 2009

A porção humana dos orixás

As lendas de descendência africana são pouco conhecidas entre a maioria das pessoas, no entanto, quando se trata de estudar a cultura africana seria interessante levar ao conhecimento dos alunos algumas lendas. Pois, trata-se dos próprios negros relantando seus costumes. Encontrei algumas inclusive, a que está abaixo, neste site: http://www.acordacultura.org.br


A porção humana dos orixás


Obá, a orixá guerreira, disputava o amor de Xangô com Iansã e Oxum. Obá sentia o corpo arder de ciúme ao ver seu amado tratar Oxum com gestos de atenção e carinho e passou a imaginar que sua rival colocava algum tempero especial na comida para enfeitiçar Xangô.
Certo dia, Obá foi à cozinha disposta a descobrir o segredo de Oxum. Percebendo o ciúme de Obá, Oxum resolveu pregar uma peça na guerreira e mentiu. Disse que seu ingrediente era, na verdade, um pedaço de sua orelha. Obá então pôs uma tasca da própria orelha na comida e serviu para Xangô, que rejeitou o prato. Foi quando Obá se deu conta que caíra em uma armadilha e desde este dia, cobre as orelhas quando dança na presença de Oxum.
Os sentimentos humanos sempre estiveram presentes na mitologia dos orixás e na tradição oral africana. Sentimentos que mais tarde viriam contar outras histórias, que compõem uma literatura tipicamente feita por negros no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário